sexta-feira, 22 de abril de 2011

O Bach das Minas Gerais - Lobo de Mesquita



O maior dos compositores mineiros nasceu na Vila do Príncipe [atual Serro], em 12/10/1746, e morreu no Rio de Janeiro em ?/04/1805. Mulato, filho de Joseph Lobo de Mesquita e de sua escrava Joaquina Emerenciana, foi libertado por seu pai ao nascer.
Iniciou-se em música com o padre Manuel da Costa Dantas, mestre-de-capela da Matriz de Nossa Senhora da Conceição do Serro, participando ainda criança das atividades musicais na Matriz.
Antes de 1776 mudou-se para o Arraial do Tejuco [atual Diamantina]. Em fins de 1783 ou início de 1784, foi admitido como organista na Matriz de Santo Antônio, sendo responsável pela instalação de seu órgão e, em 17/1/1789, ingressou na Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo. É provável que nesta época tenha estabelecido um curso de música em sua casa.
Alistou-se no Terço de Infantaria dos Pardos, onde chegou à patente de Alferes.
Com o declínio da mineração, deixou o Arraial e a Ordem do Carmo em meados de 1798, residindo durante um ano e meio na capital da Província, Vila Rica (atual Ouro Preto). Trabalhou como regente para a Irmandade do Santíssimo Sacramento, sediada na matriz de Nossa Senhora do Pilar, no período 1798-1799, e também para a Ordem Terceira do Carmo.
Em meados de 1800 abandonou Vila Rica, mudando-se para a capital da colônia, o Rio de Janeiro. De dezembro de 1801 até sua morte, foi o organista da Igreja da Ordem Terceira do Carmo, no Largo do Carmo (atual Praça XV) com um salário de 40 mil-réis anuais, ficando claro que alcançou sua posição graças à grande fama que precedeu sua chegada. 

Fonte: Elfi Kurten 




Paulo Braccini
enfim! é o que tem pra hoje...

20 comentários:

  1. que maravilha! você sempre nos presenteando com posts tão ricos!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Nao o conhecia.Obrigado pela aula,Paulo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Também não o conhecia. Nossa, música clássica tem uma dimensão que a música atual jamais vai conseguir alcançar e que eu jamais saberei explicar.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia... já sou um quase analfabeto em termos de música popular brasileira (por opção...rs...), sobre música erudita, então, é quase zero!

    E isso vindo de um musicólogo...kkkk

    ResponderExcluir
  5. Valores imensos ainda serem descobertos por nós, mortais comuns.
    Bela "viagem" ao erudito mineiro.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Olá Paulo!

    Ja faz algum tempo que conheço teu espaço, vc consegue coisas onciveis e acredito não fazer isso só comigo... vc me deu um orgulho tremendo de mostrar uma atitude que muitos nao teriam, mostrou coragem.

    Hoje... emocionado e encantado com sua postagem- fico bobo em como sou provinciano, eu nunca busquei tanto saber como hoje- como agora.

    Só posso agradecer o presenre que é este seu post!

    Um abraço grande e uma Páscoa de muita paz!

    Te espero no Alma!

    Vini

    ResponderExcluir
  7. Olá amigo Paulo!
    Lido o seu texto sobre um grande compositor musical! Logo que seu cerbro pensa escreve coisas interessantes.

    Um beijo grande e feliz Páscoa.

    ResponderExcluir
  8. Paulo!
    Me desculpe, foi um lapso, era para lhe mandar um abraço e me enganei coloquei um beijo. Perdão!

    Xau

    ResponderExcluir
  9. Amo conhecer esses caras!
    Não são da minha época, mas sempre que se lê o trabalho desses caras vc diz: Putz é atual! Gostei! Beijo e divirta-se com muuuito chocolate! Boa Páscoa

    ResponderExcluir
  10. Desculpe a ignorância, mas não conhecia este compositor e regente mineiro. Quem são os ótimos cantores que dão vida as obras dele apresentadas nos 2 vídeos?
    P.s: se vc perdeu o fôlego lá no Identidade G [por causa das novidades], eu já estou quase morto de tanto trabalhar nelas. Espero que curta.
    Bj.s

    ResponderExcluir
  11. Que blog adorável...
    Aki é meu lugar!rs
    bJO

    ResponderExcluir
  12. I'm back!
    Me diga , oh todo poderoso Bratz, preparado
    para mais uma sessão de"rasga seda"!?!?!?
    Pronto ou não, lá vamos nós!
    Saiba que apesar de não ter comentado, em
    seu blog, tenho acompanhado o teu maravilhoso
    trabalho.
    Não sou bobo,ficar totalmente "OUT" é um crime,
    principalmente quando estamos falando
    de um "Senhor blog"!
    Toda esta rasgação de seda, não é exagero, quando,
    e em qual momento da minha vida, saberia que existiu
    no cenário musical brasileiro, alguém tão
    incrível quanto foi o compositor, Bach?
    Nunca , nunquinha, talvez tivesse morrido ignorante,
    não fosse teu espaço cultural relevante, que aliás, hoje
    considero uma leitura obrigatória no meu cotidiano.
    Já chega neh, amigo e eterno Xará, você é no minimo,
    um "cara muito especial", te adoro e adoro tudo
    que faz!
    A sua assinatura deve ser uma grife para todos aqueles
    que te conhecem pessoalmente!
    E qualquer dia deste, quando ficar com febre alta
    na faixa dos 41 graus, largo tudo aqui em sampa, e
    farei um pequeno tour pelas terras mineiras , só para
    te conhecer!
    SErá um enorme prazer, acredite!!!
    NAMASTÊ!

    ResponderExcluir
  13. Bela aula, Paulo... É incrível como agente nem ouve falar de artistas assim na escola... Eu, pelo menos, não fazia ideia da existencia dele!

    Um abraço, Paulo! Até o próximo

    ResponderExcluir
  14. toda vez q eu escuto falar de um compositor mineiro ele é o maior compositor mineiro, qntos maiores compositores mineiros existem? =D

    ResponderExcluir
  15. Todos falando sobre Minas, êta terrinha sô! Como assim você chupou algo do blog Persianas Abertas? Eu confesso que ri... haha.

    ~Obrigado pelo seu comentário.. e por não abandonar meu blog, mesmo eu não podendo vir com a mesma frequencia no seu. haha.

    *DB*

    ResponderExcluir
  16. Bem hajas, amigo, pela partilha!
    Já conhecia o nome e não a obra. Em boa verdade dois excertos de elevada qualidade.
    Se me permites o intercâmbio, sugiro João Domingos Bomtempo. Para já não falar em Marcos Portugal que creio ser do teu conhecimento.

    Desculpa a ausência.

    Bjus

    ResponderExcluir
  17. nem comentei no Lobo de Mesquita tamanha minha sensibilidade. Mas continua metendo e com força, por mais que eu diga não, pra ver se a sensibilidade aflora.

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de salientar que se não existem, sequer, documentos que comprovem a data e local de nascimento do compositor, supostamente mulato e mineiro, muito menos haveria uma fotografia com o registro da imagem da sua face. Cabe lembrar que a primeira imagem fotografica que resistiu ao tempo data de 1826, realizada pelo frances Nicéphore Niépce. Lobo de Mesquita morreu no ano de 1805. Acho importante que sejam realizadas pesqusas sérias antes da divulgação de uma imagem falsa do compositor.

    Att,
    Katya Oliveira

    ResponderExcluir

então! obrigado pela visita e apareça mais, sempre teremos emoções para partilhar.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin