terça-feira, 30 de março de 2010

Pra ser gay assumido é preciso ser muito macho!


Navegando pela net encontramos preciosidades. Este é um autêntico exemplo disto. Tânia Meneghelli, do Blog  De Tudo Fica um Pouco, que se define como “uma jornalista quarentona, casada, mãe de  um filho tão esquisito quanto ela, atuante na área de assessoria de imprensa e, paralelamente, também trabalha com ilustrações vetoriais”, postou esta jóia rara que compartilho com os amigos .
A qualidade que mais admiro no ser humano, sem a menor sombra de dúvida, é a coragem. Porque aos olhos dos outros a gente pode ser tudo nessa vida  - inteligente, bonito, bom caráter, bem sucedido ou qualquer outra coisa superbacaninha - mas sem culhão pra se impor de verdade, pra se assumir como se é sem máscara, pra encarar o que vier, simplesmente não se é nada.



Pra tudo a gente precisa de coragem. Seja na hora de enfrentar uma doença, conviver com a morte ou até mesmo (e principalmente) expondo fragilidades, não há solução possível se a gente não encarar o bicho. É por isso que, mesmo considerando discussões sobre sexualidade já ultrapassadas, acredito que ser gay é coisa de homem com "H". Seguir padrões convencionais é moleza. Se valer de um pênis que se encaixa só onde dizem que a natureza determina também. A fórmula já está pronta, basta apenas seguir o fluxo considerado "normal" pela sociedade e se colocar na cômoda posição de homem acima de qualquer suspeita. Mas quando a vida coloca o sujeito na contramão da convencionalidade é que são elas. É complicado ser diferente e conseguir o respeito que se merece sob qualquer circunstância. Isso exige uma determinação fora do comum. Recentemente esse debate ficou bem acirrado, quando o general Raymundo Nonato de Cerqueira Filho, indicado para ocupar a vaga de ministro do Superior Tribunal Militar, afirmou que soldados não obedecem a comandantes homossexuais. Segundo ele, as atividades desempenhadas nas Forças Armadas não são adequadas aos gays e estes devem seguir outros ramos de atuação. O general é do tipo que acredita que gay seja capaz apenas de ser cabeleireiro, maquiador ou qualquer outra atividade mais "feminina", digamos assim. Aí eu fico aqui só pensando o que é que o taco tem a ver com a caçapa. O homem não apenas desqualificou os gays, como também reduziu a praticamente zero a participação das mulheres na carreira militar. Tão equivocado quanto, foi o outro  - o almirante Luiz Pinto (ui!), que na tentativa de ser mais flexível, afirmou não ver nenhum problema no ingresso (ou permanência) de homossexuais nas atividades militares, desde que "mantenham a dignidade", uma coisinha na base da atual legislação norte-americana, que prega o tal "Don't ask, don't tell", proibindo que soldados gays e lésbicas assumam sua orientação sexual, bem como que sejam questionados sobre isso. Segundo o almirante, a "opção" sexual de cada um, desde que preservada, em nada interfere no bom desempenho das funções militares. Me espanta ver um montão de gente que se considera livre de preconceitos pensando dessa maneira. Caramba, mas desde quando alguém pode "optar" por uma coisa dessas? Quem é que acorda num belo dia e escolhe ser hétero ou homossexual? Oras, a única escolha possível para os gays é sair ou não do armário. É exercer o justo direito de viver conforme sua essência ou de acordo com o que os outros esperam. É pagar o preço altíssimo de expor francamente suas preferências  - como qualquer ser humano deveria ter a liberdade de fazer -  ou se calar e fingir, sufocando dentro de si todos os seus desejos. Quantos não são os homens casados, que têm até filhos, mas mantêm namorados escondidos ou saem à caça de transinhas furtivas com travestis? Convivo com gays que são pessoas extraordinárias. Cultos, bem sucedidos, profissionais competentíssimos nas mais diversas áreas. Gente que sabe muito bem separar a vida sexual de todo o resto, como qualquer um deveria fazer. Em absolutamente nada me interessa o que fazem entre quatro paredes, cada um que se resolva nessa questão. Já faço muito se der conta da minha própria sexualidade. O que me importa, de fato, é que são pessoas cujas companhias me fazem um bem danado e que me acrescentam muito, no mínimo um papo genial, com tiradas divertidíssimas. Aliás, pode reparar, em geral os gays têm uma sagacidade muito acima da média, dizem coisas pra lá de marcantes. Quando assumidos publicamente, então, têm toda minha admiração pela coragem. Ontem, por exemplo, fiquei encantada com a atitude de um atleta que vi na final da patinação artística masculina das Olimpíadas de Vancouver. Mesmo depois de ter sido alvo da maledicência de comentaristas da TV australiana, que dois dias antes fizeram piadinhas acerca da sexualidade do patinador, Johnny Weir não se intimidou. Depois da apresentação impecável (que mesmo assim o deixou no sexto lugar, afinal o pódio era pequeno pra tantos talentos), ao receber os presentes jogados pela platéia, fez questão de aguardar suas notas assim, todo florido:

Fala sério, tem culhão ou não tem? ADOREI esse cara! Pena que viva tão longe daqui. Mas tudo bem, afinal o "irmão gêmeo univitelino" que ele nem conhece é brasileiro e, igualmente resolvidíssimo, está lá no Big Brother, mandando uma bela bananona pros hipócritas de plantão. Olha só se incrivelmente um não é mesmo o focinho do outro (Serginho à direita):


É isso aí. Se assumir não é pra qualquer fracote não, precisa ser muito macho (sentido figurado, claro). Ainda que não seja a maior demonstração de coragem que um homem pode dar, significa a presença do discernimento fundamental, que possibilita até a um filhote de anta compreender definitivamente que o cérebro não depende do pênis pra funcionar com perfeição. Por isso mesmo é que no caso de certos machões (no infeliz sentido literal), propagadores de convicções intransigentemente viris e ignorantes, se tirar o pênis não sobra nadica de nada.


Tânia Meneghelli  . Blog De tudo fica um pouco 
Paulo Braccini
enfim, é o que tem pra hoje...

30 comentários:

  1. Olá, querido Paulo!
    "Pra tudo a gente precisa de coragem. Seja na hora de enfrentar uma doença, conviver com a morte ou até mesmo (e principalmente) expondo fragilidades, não há solução possível se a gente não encarar o bicho"
    Amei e talvez... não tenho quase a certeza de que sabe a que ponto me tocou!!!!

    Porque *para ser mulher às vezes também é preciso ser muito macho!*

    Venho da casa de uma, uma velha amiga. Acordei há cerca de meia hora e ela não comenta no eu e daí? de jeito nenhum, só no sétima, sempre com queixas. Tudo bem, que comente, eu modero os comments, mas os dela quase sempre passam. Hoje, passou.
    E como venho aqui meio despreparada, deixo-lhe o mesmo comment que deixei a ela.
    + bisous

    *******
    Pois é, *a vida não é de brincar, porque um belo dia se morre* Como é clara a Clarice e eu gosto muito da sua vida e obra. Mas confesso que *A Paixão segundo G* H*, me fez pôr tudo pra fora, porque não dá pra engolir tudo. Mandou bem! A Lú é clara como as suas escolhas e falas. Há momentos mesmo! Disse-me que está mais ou menos e a Amanda está com problema de liberação de medicamentos. Respondendo à sua pergunta quanto a mim: estou moidinha, sem poder quase andar, pois estou na sobrevida, só pra lembrar. E sigo em frente. Mais detalhes no nosso modesto eu e daí? Não que eu queira menosprezar a sua dor, nem medir a minha com a sua. Jamais quis estar pior do que ninguém. Faço votos de que a Lú, minha amiga, melhore, e de que tudo de certo no SUS para a liberação do medicamento da Amanda.
    Beijos e tenha uma Excelente Semana! Pelo Amor de Deus!
    *********

    TRISTEZA
    Música de Chopin

    A sombra foge, adeus sonho lindo
    Em que os beijos se ofereciam como flores
    A noite foi breve
    Ai! Por que fechar tão cedo os nossos corações
    Quando a felicidade chama
    A sombra foge, meus lábios hesitam
    Em murmurar palavras de adeus
    O sol surge muito rápido
    Portanto, temos de nos deixar
    A mim, pouco me importa o medo do tempo
    Gostaria tanto de retardar a aurora
    E continuar amando
    A sombra foge, tudo não passa de sonho
    E tu já não estás aqui, apesar de todos os nossos desejos,
    Só resta uma lembrança
    Se o amor não passa de uma mentira
    Com perfume triste que corrói
    Se é verdade que os teus lábios me mentem
    Fica sabendo, porém, que mesmo assim
    Meu querido amor, continuo a te amar
    Perdidamente
    Perdidamente

    Trad. cometida pela Renata M. P. Cordeiro*
    + Beijos
    Muito obrigada por tudo sempre!

    Espero que reflita/sinta e não tenha um rompante e tome decisões desmedidas. Ainda que só publique este comment depois de todos os outros. Desculpe-me, amiga, mas vc fala o que quer, e eu geralmente, não. Mas hoje, dói tanto que não agüento.

    ******
    + bisous e muito obrigada por tudo e sobretudo por estas!
    Tenha um Lindo Dia

    ResponderExcluir
  2. A Rogéria dizia assim!
    Eu lembro dela vestida finamente, maquiada, falando, para o entrevistador:
    "O que você tá pensando?Para dar o rabo tem que ser muito macho!Macho mesmo".
    Lembro até hoje desta entrevista.
    bjo

    ResponderExcluir
  3. É um ato de coragem que a gente aprende a cada dia.

    E fica com invejinha não. Depois de dançar com Asterísco, eu peguei o Braccini no cantinho escuro do salão. :)

    ResponderExcluir
  4. Belíssimo texto. Parabéns por publicá-lo.
    Bjux

    ResponderExcluir
  5. Pois é...

    Não é de se espantar que existem tantas pessoas no armário (Eu inclusive)... com tanta repressão e pensamentos ogros por ai, fica difícil mesmo. Admiro quem tem culhões pra isso. E um dia, espero chegar lá XD.

    Beijos Paulo!

    ResponderExcluir
  6. Levei 23 anos para me assumir e sou feliz com isso. Vitória pessoal seria olhar nos olhos do meu pai e lhe contar a verdade. Meu ano de 2010 não será completo se eu não fizer isso.

    ResponderExcluir
  7. Tem que ter culhão! E COMO TEM QUE TER!

    Mas acho que o pior é o começo.
    Depois que você se aceita e se assume, tudo parece ficar mais fácil!

    ResponderExcluir
  8. Temos que conviver com as adversidades sim. Os "homens" que se dizem porretões, todo poderosos, ficam em cima do muro. Existem tantos que escolhem a sair com algém e mostrar para os amigos que tiveram um relacionamento com uma bela mulher, e muitas das vezes escolhem um travesti bonita e bem virtusa para esconder de quem deu foi ele. Isso acontece no meio dos tentos militares de alta patente, no juizado e tribunais, no meio médico, e grandes empresários.
    Todos eles que escondem seus desejos inrustidos devem,sim, ser "homens" sem culhão nenhum. Pois falta-lhe coragem...
    Parabéns pelas buscas que faz em matérias como essa.
    Bjos e abraços.

    ResponderExcluir
  9. Pois é, coragem acima de tudo. Ter coragem de enfrentar quem você é, assumir e enfrentar os padrões que nos cercam, acho que as vezes é preciso ser mais do que macho para isso.

    E vamos que vamos, afinal de contas, a vida é mais divertida e gostosa quando a transparência reina, sejamos quem realmente somos......

    braços.

    ResponderExcluir
  10. Oi Paulo, estou de volta, e com toda coragem do mundo hehe.
    Olha, estou sem palavras de tanta admiração que tive pelo texto, e pelo atleta que ela mencionou.
    Qualquer elogio aqui seria pouco, juro mesmo. Ela falou tudo que eu queria falar pro meu pai e a família dele. Até copiei o texto.

    um forte abraço viu..
    Dand.

    ResponderExcluir
  11. Acredito eu que para assumir qualquer coisa nessa vida, a coragem é um elemento substancial.
    Bj.

    ResponderExcluir
  12. Até concordo com o texto aí

    Mas tbm não se pode condenar uma pessoa por passar a vida inteira no armário. Tem gente que é 100% feliz mesmo sem se assumir. Pq a felicidade não depende da exposição da sexualidade.

    Tem gente que seria mto infeliz se saisse do armário. Então chamar esses ai de covarde é muito errado.

    e acho q e isso ai mesmo
    asuhsahuusahhsa
    fui

    ResponderExcluir
  13. Queridão!!!
    Taí um post que me emocionou e que assino embaixo. Vou lá conhecer o blog que indicou.
    ADOREI!
    bjo

    ResponderExcluir
  14. Tem que se despir dos preconceitos, e enfrentar a vida como ela é...
    Nâo é facil não minha gente! kkk

    Tem que ter saco,
    e não descer do salto jamais! (aloka) XD

    ResponderExcluir
  15. Amado amigo,
    Amo te ler, mas hoje você arrasou..
    Já te achava um dos mais machos, teu H cresceu mais ainda pelo post consciente e critico que acabei de ler e me deleitar. Nossos "Hs" e "Ms" são enormes em uma fragilidade que incomoda muita gente por aí meu qrido. Como vc bem disse, temos que ter culhões para assumir as nossas verdades (sei disso tb). Coitados dos que não vivem a vida como Deus os presenteou. Parabéns pelo post e pela belissíma imagem, vou lá conhecer a artista..
    Ah...aproveitando...tõ concorrendo ao melhor poema lá no YOU'RE SIMPLY THE BEST, fique a vontade para votar. O link tá lá no Gavetas amado.
    Bju n'alma.

    ResponderExcluir
  16. Nossa, adorei o texto. Um exemplo pra mim. Muito bom, parabéns.

    ~Até a próxima, obrigado por comentar no meu blog, ok? Continue me visitando.

    *DB*

    ResponderExcluir
  17. Admirável é a pessoa que age da forma que a deixa feliz, seja como for.

    Beijo, beijo,

    ℓυηα

    ResponderExcluir
  18. Muito macho ou muito fêmea. Sendo muito fêmea é porque não dá pra esconder. Ah, droga, perdi o meu grafite.

    ResponderExcluir
  19. isso e verdade...
    mas, que da um medo das pessoas colocando o dedo na nossa cara, dá sim.
    Beso

    ResponderExcluir
  20. Clap, clap, clap!

    Eu sou muito macho. Ah, sou! Hehehehe!!!!

    Ovos do Braccini estão no ar... hehehehe!!!!!! Correndo pelado aqui...... BJÃO!!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. É, isto aí Paulo, o mais dificil como diz o texto, é revelar que somos por detrás da máscara... E já que se está falando deste assunto, esta semana Renato Russo completaria 50 anos se estivesse vivo. Aquele foi macho o suficiente para assumir a sua opção sexual!!! abraços!

    ResponderExcluir
  22. Paulo,

    Que legal ver meu texto por aqui! Melhor ainda pegar carona nos comentários dos seus leitores, um pessoal bem seleto. Fiquei superfeliz!

    Quero aproveitar pra concordar com o Caio, também acho que a felicidade não depende da exposição da sexualidade. Aliás, é justamente sobre isso que falo. Acho que sexualidade interessa única e exclusivamente à própria pessoa, ninguém tem que dar pitaco, nem julgar e, principalmente, impedir que a pessoa desenvolva a atividade que bem entender.

    Não considero aqueles que decidem permanecer no armário covardes. Posso imaginar o conflito emocional que isso causa, inclusive. No texto, apenas destaquei que essa é a única escolha que um homossexual pode fazer, ao contrário do que os falsos não-preconceituosos apregoam por aí, identificando ridiculamente a homossexualidade como "opção sexual".

    Enfim, cada um é que sabe a dor e a delícia de ser o que é. Acho que a sociedade deveria se ocupar de questões realmente preocupantes, como violência, miséria, filhos sem limites e mil outras coisas que comprometem o futuro de todo mundo.

    Homossexuais, pra mim, são seres humanos como eu e como qualquer outra pessoa. Sem rótulos. Sem limitações. Sem complicações. Sem discussão. Simples assim.

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  23. Obrigado a todos os que por aqui passaram e deixaram suas impressões, agradeço de modo especial à Tânia (autora do texto) por mais este show de complemento em seu comentário ...

    bjux a todos

    ;-)

    ResponderExcluir
  24. Texto fantástico... li ele em boa hora. Sabe que todos aqui da minha casa estavamos torcendo para o Dicesar no BBB, tudo perdeu um pouco de graça quando o Brasil (ou a globo mesmo) faz vencer um homem preconceituoso, ignorante e insensível e tira outro de puro coração da casa. Ontem então tentei refletir muito sobre o resultado da final e só pensei que a admiração pelo preconceito faz o Marcelo Dourado vencer, é porque realmente nosso povo esta perdido (ou tem chuncho...)! Não vi nada nas atitudes dele que pudessem trazer um exemplo para as pessoas ou algo que nos orgulhassemos. Já o Dicesar, passou mil vezes por cima da raiva e do preconceito, teve misericordia até com aqueles que ofederam ele...é pouco???

    REALMENTE, PARA SER GAY TEM QUE SER MUITO MACHO!

    ADMIRO MUITO!

    ResponderExcluir
  25. realmente é presciso ter muita coragem ,admiro os gays por isso queria ter a metade da coragem e humor que eles tem .

    bjs ..(:

    ResponderExcluir
  26. Por muito mulher e bichinha q se seja, so o facto de se assumir perante o publico faz mt mais homem do q a maioria do q anda por aí, parabens pelo texto e pela 'homenagem' a todos os assumidos x)

    ResponderExcluir
  27. Paulinho, habibi! Por que é que não nos apresentaste o blogue desta escritora de mãe cheia antes!!!

    Estou indo lá agorinha mesmo para dar uma conferida mais detalhada e seguí-la é já!

    Olha, gostei muito do que li agora. Quando ela diz "já faço muito se eu conseguir cuidar da minha própria sexualidade..." eu acho que resume tudo que uma pessoa de bom senso pode fazer com relação a nós, que somos tão desprezados pela sociedade em geral. Eu mesmo, quinta-feira passada, fui alvo de desrespeito e até de violência no meu trabalho. Não fui trabalhar sexta, pois estava com a auto-estima lá em baixo, apesar de meu supervisor ter me apoiado. E não é que hoje o traste veio e me pediu desculpas!

    Agora é que eu terei sempre forças para lutar! Quinta feira, eu saí da fábrica, gritei para todos ouvirem: "Chega, eu sou gente, não animal". Acho que a coragem valeu a pena. Chorei muito também, mas ninguém é de ferro, né.

    PS.: O gostosão da ilustração, este de olhos verdes me lembra sabe quem? Um gayzão enrustido, libanês ainda por cima, que frequentava o Labirinttu's Club da Frei Caneca. Como eu lembro disso? Já fui recepcionista de lá, hahaha.
    Talvez esse detalhe da minha biografia tu ainda não sabias, né, Paulo, que eu já fui recepcionista de uma famosa sauna gay de São Paulo. Mas não que eu fazia programas, não. Tipo, !nada contra, mas não é minha praia." É que eu fui contratado por falar três idiomas, além do português (na verdade só dois, espanhol e francês, mas deu pra enganar no inglês também, hahaha).

    Ah, e obrigado pelo elogio. O Fernão não fica com ciúmes não, hahaha, pois ele sabe que eu sou só dele, né. Só que na amizade podes contar comigo pra tudo. Adoro-te e queria muito ser inteligente como tu és, e culto também. O teu marido tem muita sorte, muito mais que o meu.

    Abração.

    ResponderExcluir
  28. Si, probabilmente lo e

    ResponderExcluir
  29. Muiro bom o post, sensacional os comentários. Aconteceu o esperado que cada uma das falas possui a sua carga de preconceitos e determinismos, provavelmente como defesa. Totalmente esperado. Ainda assim apoio esse tipo de diálogo. Aquele abraço.

    ResponderExcluir

então! obrigado pela visita e apareça mais, sempre teremos emoções para partilhar.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin