quarta-feira, 13 de maio de 2009

Maio e suas belas tradições



Durante o período realizavam as coroações de Nossa Senhora, quando crianças, vestidas de anjo, homenageavam Maria, virgem e rainha, colocando véu, palma, rosário e coroa em sua imagem, entronada em altares requintados, à frente dos fiéis reunidos.



Cantavam, com inocência e uma alegria incontida para júbilo de seus familiares e amigos: “Minha Mãe eu bem quisera/ possuir imenso tesouro/ para dar-te neste dia/ uma rica coroa de ouro.”



Ao final, jogavam pétalas de flores, enquanto as campainhas tilintavam e os aplausos se rompiam por toda a Igreja. Após todo este ritual, os anjinhos ganhavam cartuchos delicadamente enfeitados e recheados de amêndoas e doces. Segundo Augusto de Lima Junior, aqui no Brasil, a tradição das coroações de N. Senhora, tiveram início em 1849 pela ação dos padres lazaristas e de congregações de irmãs de caridade.Mas enfim, isto faz parte de um passado que já se faz distante. Hoje as crianças incorporam a Barbie, vão passear no Shopping e comer no Mc Donald.

Com certeza estou ficando velho! rss... Para quem vivenciou isto na infância três canções de domínio público na esplêndida interpretação de Maria Bethânia.
Ouçam. Vale a pena.


01 Oferta de Flore...


14 Magnificat.mp3


12 És Lírio [Noven...


Paulo Braccini
enfim, é o que tem pra hoje...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

então! obrigado pela visita e apareça mais, sempre teremos emoções para partilhar.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin